Doce Sucesso – Sodiê Doces

Pastry cook prepares a cake

Quem nunca pensou em largar tudo e começar a trabalhar em algo que ama fazer? Porém o medo de não dar certo geralmente nos deixa com medo e nos mantém presos em empregos que não gostamos e que continuamos apenas por falta de opção.

Fomos de certa forma ensinados a acreditar que para construir uma carreira de sucesso é preciso fazer uma faculdade, pós graduação, mestrado ou doutorado. No entanto, o sucesso profissional de grande parte das pessoas não depende de títulos ou diplomas. Exemplo disso, é a história de Cleusa da Silva, fundadora da Sodiê Doces.

Cleusa já trabalhou com tudo na vida – desde boia fria a empregada doméstica – e nunca havia nem sonhado em ser uma grande empreendedora da área de alimentação. Foi quando surgiu uma oportunidade de fazer e vender bolos, através de uma antiga patroa. Cleusa aprendeu a fazer os bolos rapidamente e descobriu que tinha uma habilidade que era elogiada por todo mundo. Naquele momento, ela teve a visão de que estava na frente de uma grande oportunidade de negócio. Hoje ela possui mais de 290 lojas espalhadas pelo Brasil.

Uma trajetória marcada por muito trabalho, foco, e busca por excelência. A fundadora da maior franquia de bolos do Brasil sempre procurou fazer o melhor bolo para seus clientes e manter o padrão de qualidade em todas as suas franquias. Cleusa começou do zero e mesmo com poucos recursos, sempre prezou pela qualidade do seu produto e pela satisfação de seus clientes.

Casos como os de Cleusa nos mostram que a realização profissional depende muito da perseverança e dedicação do profissional. Ela cuidava sozinha de um filho pequeno e da mãe – que era boia fria – e sonhava em ter uma loja de bolos para proporcionar uma vida melhor para sua família. Durante dois anos manteve uma jornada dupla, fazendo bobinas de alto-falante numa fábrica durante o dia e produzindo bolos até de madrugada.

Em 1997 abriu a primeira loja, com apenas 20 metros quadrados. O investimento veio graças ao dinheiro de uma rescisão de trabalho e à ajuda do irmão, somando aproximadamente R$5 mil nos tempos de hoje. O começo foi marcado por dificuldades financeiras, falta de conhecimento na gestão do negócio e muito aprendizado. Todos esses desafios eram menores do que a vontade de dar certo e de realizar o sonho de um vida melhor.

Desde o início do negócio, ela sempre manteve o nível do qualidade dos ingredientes e dos bolos como o principal diferencial da sua marca. Mesmo em tempos difíceis, ela acreditou que estava construindo um negócio que daria muito certo no futuro. Nos primeiros anos do negócio, Cleusa não tinha lucro e trabalhava no limite para conseguir se manter no mercado. Ela entendeu aquelas dificuldades como um aprendizado e continuou acreditando na qualidade dos seus bolos e do seu serviço. Claramente, isso se refletiu no seu sucesso com o passar dos anos.

Quando não se tem um capital inicial para investir em um negócio, como foi na história de Cleusa, é necessário se adaptar às dificuldades e jamais desistir do sonho.  Apesar do risco do negócio quebrar, Cleusa focou no trabalho e na busca de produzir bolos diferenciados e com sabores incríveis. Com persistência, competência e confiança no seu trabalho, conseguiu mudar a sua história.

A Sodiê doces cresceu, abriu franquias  e se tornou uma referência no mercado de alimentação, com mais de 290 lojas em todo o Brasil. Hoje, Cleusa  é uma das empreendedoras mais respeitadas do seu setor e é convidada sempre para contar a sua história, dar palestras e ensinar empreendedorismo em eventos e feiras de todo o Brasil.

A coragem de investir tempo e dinheiro em algo que você ama fazer, sem perder o ânimo diante das dificuldades, pode transformar a sua história também. Na Sodiê doces, Cleusa encontrou a paixão pelo trabalho e conquistou o tão sonhado doce sucesso.

Esse artigo foi escrito por

Carla Ferreira – Posso Ganhar Mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s